Pre-loader

Arquivo

IV Semana da Croácia

 

A IV Semana da Croácia foi realizada na Croatia Sacra Paulistana entre os dias 1 e 3 de dezembro de 2017.

 

Primeiro dia

 

A história da palavra impressa em São Paulo é inseparável dos saberes dos operários e da presença migrante e a Semana da Croácia 2017 destacou os resultados de uma pesquisa sobre participação croata no setor gráfico e editorial na cidade.

Apresentamos a contextualização geral da imprensa imigrante no Brasil, sua constituição, avanços e impasses durante o século XX, seguido do caso da imprensa desenvolvida por imigrantes vindos da Croácia, principalmente nos anos 1920, quando houve uma grande efervescência cultural da comunidade.

Personagens da época, como Milan Wollner – pai do designer gráfico Alexandre Wollner – produziram diversos jornais, dentre eles a Hrvatski List (Folha Croata).

O público recebeu informações inéditas de uma experiência comunitária que, por muito tempo, foi silenciada por motivos políticos e fatores históricos e foi colocado a par das demais produções dos imigrantes que compõem o cenário brasileiro.

Também foi dada atenção às experiências mais recentes, quando a Croácia se emancipa novamente da Iugoslávia e se faz presente em breves produções periódicas nos anos 1990.

 

Segundo dia

 

A palestra integra o projeto A história da Croácia e da presença croata no Brasil, iniciado em 2015 e que conta com a realização de atividades de pesquisa estatística e histórica, coleta de histórias e materiais de época. A divulgação dos resultados é feita aos membros da comunidade e ao público geral anualmente. A principal ideia é mostrar as causas da saída dos croatas de sua pátria e explicar as razões pelas quais o Brasil os recebeu como imigrantes.

A pesquisa de 2017 aborda a segunda fase da imigração croata no Brasil, entre 1918 e 1941, período entre as duas guerras mundiais, saindo de um país inicialmente chamado Reino dos Sérvios, Croatas e Eslovenos e que, em 1928, tornou-se a Iugoslávia. Serão apresentadas diversas informações dessa vinda, cujo perfil envolve grupos com ancestralidade germânica, húngara, italiana, para além daqueles imigrantes etnicamente croatas. Além disso, será comentada a situação político-econômica da Croácia e do Brasil àquela época, bem como as histórias de alguns personagens que integraram essa segunda grande leva de imigrantes.

 

Encerramento

 

Esse encerramento das atividades da IV Semana da Croácia aconteceu na sede da Croatia Sacra Paulistana, com um encontro de confraternização de final de ano. Primeiro, foi celebrada uma missa, seguida de um almoço em lembrança à São Nicolau, festividade que inicia o círculo dos tradicionais hábitos natalinos na Croácia.

Estiveram presentes o Embaixador da República da Croácia no Brasil, Dr. Željko Vukosav e esposa, e o Consul Honorário da Croácia em São Paulo, Dr. Oswaldo Júlio Müller da Silva.

Vale a pena lembrar que a cozinha esteve sob o comando das chefs veteranas Štefica e Ana, que receberam a todos com os deliciosos pratos da culinária croata.

A programação contou com a apresentação de diversos programas oferecidos para crianças, jovens e adultos para visitar e/ou estudar na Croácia. As atividades – como os cursos de língua e cultura croatas – o Croaticum, o programa de voluntariado Eco heritage task force, as Olimpíadas da diáspora croata – são coordenadas pela Matica Iseljenika (Fundação para a Emigração Croata), pelo Ured za Hrvate izvan Hrvatske (Escritório para Croatas fora da Croácia) e por universidades croatas.

A apresentação foi feita por jovens de nossa comunidade que vivenciaram tais experiências, juntamente com Dubravka Sidonija Šuto, nossa experiente articuladora que há anos ajuda na coordenação dos intercâmbios entre os países.