Pre-loader

Arquivo

Croácia no Brasil até 1918: primeira fase de imigração

 

No dia 21 de maio de 2017, num domingo, ocorreu o lançamento do segundo livro da série, intitulado “Croácia no Brasil até 1918: primeira fase de imigração”, na sede da Croatia Sacra Paulistana, às 15h.

 

Curiosidade: Em fevereiro de 1897, um grupo de 59 emigrantes croatas do município de Pakrac tomaram rumo ao Brasil, mas a sua viagem será uma história repleta de percalços e dificuldades. Como não tinham os documentos necessários para viagem, estes mesmos ficaram detidos na estação ferroviária do principal porto do país - Rijeka.

Ficaram alojados numa pousada da estação, esperando conseguir os passaportes exigidos pelas autoridades. Estes dificilmente virão porque em 1897 o Império Austro-húngaro do qual a Croácia fazia parte, proibia a emigração ao Brasil por conta de relatos de abuso e mal tratos.

Sem poder voltar para os seus lares (os quais tinham vendido) e sem poder prosseguir a sua viagem para a nova pátria (para a qual careciam de documentação), esses emigrantes viram notícia no país e no estrangeiro como consta nesse trecho do jornal "La Bilancia".